Notícias

FIFA decide “punir” o Palmeiras por título

A Fifa decidiu “punir” o Palmeiras ao definir detalhes de sua nova competição de clubes. A entidade máxima do futebol determinou que a super edição do Mundial, que será realizada a partir de 2025 e da qual o Verdão fará parte, será realizada no meio da temporada brasileira, o que pode acabar prejudicando o time palestrino.

O torneio acontecerá entre 15 de junho e 13 de junho, nos Estados Unidos. Sendo assim, caso o Alviverde vá bem na disputa e permaneça no campeonato até o final, perderá até 29 dias do calendário nacional e continental. Nesse período são jogadas por aqui partidas do Brasileirão, da Copa do Brasil e da Libertadores.

Desta forma, tanto a CBF quanto a Conmebol vão precisar se desdobrar para remanejar as datas dos compromissos do clube daqui há um ano e meio. E tendo em vista a capacidade de organização de ambas, é certo que a equipe palmeirense será prejudicada de uma maneira ou de outra.

Campeão da Libertadores de 2021, o Palestra, junto com Flamengo e Fluminense, está confirmado na competição que terá 32 participantes. A Copa do Mundo de clubes será realizada a cada quatro anos, em formato semelhante a da Copa de seleções atual, com fase de grupos e mata-mata em jogo único.

Palmeiras pode disputar Copa Continental

Por conta do novo certame, o atual Mundial passará a ser chamado de Copa Intercontinental. Este será praticamente o mesmo torneio que ocorre desde 2005, sendo disputado anualmente pelos campeões continentais, com a diferença que os sul-americanos entrarão na disputa uma fase antes.

Sendo assim, caso vença a Liberta de 2024, o Alviverde confirmará participação em mais um campeonato do mundo. Vale lembrar que o time esteve na disputa nos anos de 2020 e 2021, tendo ficado com o vice na última vez.

Vitor Gonçalves

Paulista, jornalista em formação. Apaixonado por futebol e por palavras, faço o que mais gosto (falar sobre o esporte bretão) por meio do que considero ser meu ofício (a atividade jornalística). Ambos, jogo e jornalismo, vão além de suas aparências (pessoas correndo atrás de uma bola e noticiando fatos) e, na verdade, são reflexos do social – eu sou um produto dessas duas coisas e de outras tantas que também as compõem.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo