Notícias

Árabe fica louco pelo Palmeiras e já até aprendendo português

A afinidade com o futebol brasileiro e o amor pelo Palmeiras motivaram Hussain Abdulaziz, natural de Jeddah, na Arábia Saudita, a aprender português. Com 38 anos, Hussain iniciou seu interesse pelo futebol brasileiro nos anos 90, desenvolvendo uma paixão pelo Palmeiras. Suas primeiras palavras em português foram ouvidas nas narrações de Galvão Bueno e Cléber Machado.

“Em 93, 94 comecei a assistir futebol brasileiro. Peguei o Palmeiras daquele momento do time da Parmalat, que era muito bom, e sou palmeirense apaixonado. Por assistir muito, ouvia as narrações do Cleber Machado, Galvão Bueno, e fiquei com muitas palavras em português na cabeça, várias relacionadas ao futebol”, citou Hussain.

Em 2013, Hussain conheceu Thiago Melo, preparador físico que atua na Arábia Saudita, o que contribuiu para a melhor compreensão da língua portuguesa. O encontro ocorreu em uma reunião de brasileiros para jogar vôlei em um condomínio em Jeddah.

“Ele chegou falando algumas palavras em português e eu me espantei. Um árabe que sabia várias coisas da nossa língua. Ele disse que gostava do futebol brasileiro e pediu que eu ensinasse português a ele. Ofereceu dinheiro, mas eu não quis, e pedi que ele me mostrasse o país. Ali nasceu uma amizade que está aí até hoje.”, contou o brasileiro.

Apesar de torcer pelo Palmeiras, Hussain expressou lamentação por não poder realizar o sonho de assistir à participação da equipe comandada pelo técnico Abel Ferreira no Mundial de Clubes. O seu apreço pelo Alviverde é tamanho que não se entristeceu com a eliminação do Al-Ittihad nas quartas de final do torneio.

O amigo de Hussain, Thiago Melo, chegou à Arábia Saudita pela primeira vez em 2013, inicialmente para trabalhar em uma escolinha de futebol. Após passagens pela seleção saudita e pelo Al-Hilal, ele se juntou ao Al-Ittihad, equipe sediada em Jeddah. Antes de sua experiência na Arábia Saudita, Thiago havia residido nos Estados Unidos.

Thiago Melo também é sobrinho de Bianchini, ex-atacante que teve passagens por Bangu, Vasco, Botafogo e uma participação na seleção brasileira.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo